11 agosto 2011

Das tripas coração

Imagino que 99% dos leitores estarão de acordo com esta minha tese: as melhores tripas à moda do Porto são as da nossa mãe. Já em relação a fígados, o da minha é de evitar. Mas, como também todos sabemos, a nossa mãe nem sempre está para nos aturar, sobretudo quando marmanjos a caminho dos 50 anos de idade só se lembram que elas existem pela chamada saudade de boca.

Alternativa? Encontrar outra família que esteja mais à mão. Neste caso trata-se da família Gomes, proprietária do Bom Talher, uma casa simples, pequena, com uma decoração rústica, que conserva o ideal da tasca mas num clima mais civilizado e limpinho.

Após uma recepção de coração aberto, uma surpresa na garrafeira. O sr. Gomes tem escondidas algumas preciosidades que importa investigar. Quanto à comida, há sempre qualquer coisa acabadinha de fazer para abrir o apetite: rissóis de carne ou marisco, bolinhos de bacalhau, sardinhas fritas ou fatias de um presunto dos raros. Para prato principal destaque para os filetes de polvo com arroz de feijão. Mas o que me faz babar mesmo são as tripas. Pecando pela dificuldade de descrever tal fenómeno, apenas posso dizer que (desculpa mãezinha) são as melhores. E basta.

Falta uma sobremesa de referência, mas nem me incomodo. O meu estômago está aconchegado e entretido a conversar com o meu coração e a citar a frase de um azulejo exposto na sala: “se tens inveja do meu viver, trabalha malandro”.

Bom Talher * Rua Comércio do Porto – Porto * Contacto: 22.2056232 * 12h às 14h30 19h30 – 23h (encerra ao Domingo) * Preço médio: 20 € * Nota: 70%