04 agosto 2011

O segredo

Os segredos deviam ser secretos. Mas, na realidade, um segredo só é segredo quando é revelado. Nestes tempos sombrios, em que toda a gente procura bom e barato, vou ajudar-vos revelando onde está escondida a melhor e mais em conta carne do Porto. Sei que a partir daqui perderei o privilégio de comer tranquilamente e que corro o risco de ver um paraíso transformado em rei da espetada de lombo de boi com filas intermináveis à porta. Mas, provável efeito da silly season, deu-me para a generosidade.

Com duas salas espaçosas e um atendimento educadíssimo e super eficiente, o Dom Brasas é o exemplo acabado daquilo que, a duras penas, finalmente aprendi: a simplicidade é a perfeição.

As entradas são modestas mas uma salsicha fresca acabadinha de dançar na grelha anima e abre o apetite para as tentações que se seguem. A carta de vinhos é muito reduzida mas há um verde branco da casa, despretensioso (zona da Lixa), que aconselho. Quanto à comida propriamente dita, a escolha é variada. A ter que eleger, diria que a espetada de lombo de boi (juro a pés juntos que foi a melhor carne que comi em toda a minha vida) é a melhor opção. Uma segunda escolha poderia ser a espetada de lulas igualmente deliciosa. A quantidade e satisfação são tantas que nem me permitem chegar às sobremesas.

Como dizia o Herculano, o segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros. Aproveitem. E não digam que vão daqui.

Dom Brasas * Rua Doutor Eduardo Santos Silva, 97 – Porto * Contacto: 22.5492007 * Das 10h30 às 22h30 (não encerra) * Preço médio: 12 € * Nota: 70%