18 agosto 2011

Pecados aconselháveis

Atirem-me as pedras que quiserem (presentemente de gelo davam-me mais jeito), mas se há pecado ao qual, definitivamente, não consigo fazer frente, pelo menos até ao primeiro, vá lá, segundo enfarte, é o da gula. Quando ouvi falar em “Pecadosinhos” não descansei enquanto não experimentei.

À entrada pressente-se um ambiente intimista e que revela que o Pecadosinhos não é apenas mais um restaurante entre a imensa oferta que existe em Matosinhos. Com dois pisos (piso superior reservado para eventos e não fumadores), a sala principal é elegantemente decorada (coisa rara por estas bandas) expondo uma requintada e abundante garrafeira como se de uma biblioteca se tratasse. A recepção não é nem esfusiante nem ávida de diálogo de ocasião. De imediato são servidas umas competentes tostas em azeite acompanhadas de úteis sugestões vínicas. A oferta de vinhos é imensa e ainda por cima se pode pedir vinho a copo (ainda uma raridade incompreensível), o que facilita o desfrute das variadas possibilidades.

Umas pataniscas de bacalhau em formato de sonho (a quase ausência de sal atiravam mais para o pesadelo) e umas petingas bastante razoáveis seguidas de uma apetitosa sopa de peixe constituíram um excelente 1.º acto. Para pratos principais eram várias as possibilidades: desde logo uma extensa e aparentemente excelente oferta de mariscos, polvos e bacalhaus. Mas para mariscos e afins haverá melhores poisos além de que quando verifico que um dos ex-libris é o peixe-galo frito com açorda de ovas nem penso duas vezes. E isto por duas razões: primeiro porque é cada vez mais difícil encontrar peixe-galo e ovas nas nossas praças; segundo – preparem-se que esta é polémica – porque era frito como todos os peixes deveriam ser. Esta moda, supostamente saudável, do peixe grelhado que faz com que uma corvina saiba a robalo e um sargo a carvão deveria ser punida com vários anos de serviço à comunidade e longe de restaurantes. O peixe-galo e a açorda de ovas demonstraram-se, de facto, um pitéu imperdível e que aconselho vivamente. Para sobremesa sugeriram-me uma mistura improvável mas que se revelou uma (caloricamente) bombástica mas magnífica surpresa: uma pêra bêbada em cima de uma rabanada. Simplesmente fascinante e a repetir muitas vezes.

Termino com uma aguardente caseira geladinha e que preparou em beleza os pecados que se seguiram. Igualmente deliciosos mas, naturalmente, inconfessáveis.

Pecadosinhos * Rua Tomás Ribeiro, 248 - Matosinhos * Contacto: 22.9371610 * 12h às 15h30 19h – 0h00 (encerra à 2.ª feira) * Preço médio: 20 € * Nota: 75%