18 agosto 2011

Paraísos reencontrados

Dizia Albert Camus que os únicos paraísos são aqueles que perdemos. A capacidade de “envernizar” o passado apagando as suas imperfeições é uma armadilha em que caímos frequentes vezes. Ainda assim, sabendo os riscos que corria, resolvi regressar a um desses paraísos: Caminha.

Tratando-se de um território que muito mudou nos últimos 20 anos, temia desagradáveis surpresas. De facto, não faltam motivos para decepções associadas ao famigerado (e frequentemente assassino) desenvolvimento e modernização. Mas, num último reduto de esperança, encontrei um refúgio capaz de me proporcionar o tão almejado regresso ao passado. Falo-vos do restaurante Chafariz onde desde a recepção, profissional e acolhedora, até à decoração, simples mas minhota q.b., tudo se encontra quase na mesma. Assim que me sento a pergunta fundamental: “ainda fazem aquelas costeletinhas de porco na brasa”? Resposta segura e tranquilizadora: “sempre”.

De entrada uns chouriços assados que combinariam melhor com outro pão que não a vulgar carcaça. Opto pelo vinho da casa, que, como recordava, pela sua rudeza e agressividade não é para amadores. Quanto às abundantes costeletinhas, roídas com as mãos e acompanhadas por um arroz de feijão simplesmente delicioso, entretiveram-me durante meia-hora de agradáveis reminiscências. O leite-creme queimado completou, em cheio, o álbum de memórias.

Foi bom saber que nem tudo são recordações.

Chafariz * Praça Conselheiro Silva Torres, 61 – Caminha * Contacto: 258.721194 * 12h às 14h30 19h30 – 23h (encerra à 2.ª feira) * Preço médio: 18 € * Nota: 65%