15 setembro 2011

A importância de ser honesto

A degustação de pratos sofisticadíssimos pode proporcionar-nos experiências inolvidáveis. Mas o excesso de criatividade também cansa. Às vezes apetece-me apenas uma comidinha honesta, sem surpresas, em que posso confiar e que não me obriga a grandes reflexões. No fundo, a comida que eu faria em casa se alguma vez lá estivesse.

A entrada do Ernesto conserva a decoração de casa de pasto. E assusta. Mas logo se dá a ruptura e passamos para uma sala de pedra rústica com uma decoração singelamente moderninha. À dispensável TV concedo perdão: está sintonizada num canal de viagens.

Imediatamente me chegam umas entradas simples mas muito cumpridoras da sua missão: fatias de um excelso queijo e um salpicão (€7,50) que se desfaz na boca. Para prato principal, e cheirando-me a peixe frito, nem penso duas vezes: carapaus, pequeninos e estaladiços, com arroz de tomate (€5,70 meia dose). Satisfeito? Sim, mas não resisto e arremato com uma marmotinha frita (7,60 meia dose). Para desenjoar (como se fosse preciso!) um leite-creme queimado (€2,60) que só peca pelo excesso da dose.

Citar Sócrates sobre o tema da honestidade pode parecer um paradoxo. Tratando-se do filósofo, um bocadinho menos: "se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade." Não sei se é este o caso do Ernesto. Mas que satisfaz, disso não tenho dúvidas. E isso, afinal, é ou não é o mais importante?

Ernesto * Rua da Picaria, 85 – Porto * Contacto: 22.2002600 * 12h – 15h 19h – 23h (encerra Domingos e feriados) * Preço médio: 15 € * Nota: 75%