15 setembro 2011

A matéria-prima é que manda

Até há cerca de 10 anos era alérgico a marisco (desconfio que se tratava de solidariedade do meu organismo para com a minha carteira). Desde que me livrei de semelhante privação (cura de origem desconhecida para a medicina terrena) tenho habitado parcialmente um viveiro. Provei com frenesim tudo e em quase todo o lado e sou hoje o que se poderá chamar um perito. Nem sei como é que Assunção Cristas desperdiça semelhante sapiência e ainda não me convidou para seu assessor na área das pescas e afins. Logo eu que nunca usei gravata…

Em terra de marisqueiras históricas, afamadas nacional e internacionalmente, é difícil eleger a melhor. Mas eu já escolhi. Ou melhor, fui escolhido pelo elemento crucial: a matéria-prima.

Inaugurada em 1978 (renovada há dois anos), a Marisqueira de Matosinhos é detentora de viveiros de marisco próprios e de fornecimento diário de peixe que surpreende, acima de tudo, pela frescura dos sabores que nos faz chegar à mesa, ainda por cima com um serviço atencioso. Excelente no marisco ao natural (destaque para as ostras, a sapateira e o camarão médio) e no confeccionado (camarão tigre grelhado com batata palha, amêijoas à Bulhão Pato ou até uma simples omeleta de camarão).

A lista de vinhos não é extensa mas não importa; aqui a tradição ordena que se beba cerveja a copo. E vale a pena porque a pressão e a temperatura com que é servida está próxima da perfeição.

Para começar um dos meus pratos de eleição: amêijoas à Bulhão Pato. Simplesmente as melhores, repito, as melhores que comi em toda a minha vida. Não me revelam o segredo mas desconfio que tem tudo a ver com o facto de parte do molho ser a água das próprias amêijoas (segredo conhecido mas muito difícil de concretizar). A tentação de dobrar a dose das amêijoas e parar é grande mas resolvo avançar para outra preciosidade simples mas que aqui, sempre pela mesma razão – matéria-prima –, é absolutamente soberba: dois camarões tigres encorpados grelhados acompanhados por uma batata palha acabadinha de fritar.

Para sobremesa escolho algo pouco ortodoxo mas que garante o efeito “dois em um”: um Irish Coffee muito bem conseguido capaz de competir com o dos melhores pubs irlandeses e com a vantagem de que a seguir posso fumar.

Que me perdoem as restantes marisqueiras de Matosinhos, e eu sei que as há bastante boas, mas para mariscos esta é a minha última morada.

Marisqueira de Matosinhos * Rua Roberto Ivens, 717 – Matosinhos * Contacto: 22.9381763 * 12h às 15h00 19h30 – 0h00 (encerra às quartas-feiras) * Preço médio: 20 € * Nota: 75%