01 setembro 2011

Sonho de uma noite de Verão

Estar no nordeste transmontano, sentado numa poltrona de frente para as serenas águas do Tua, ao lado de um piano e ouvindo Ella Fitzgerald parece um sonho. Mas garanto-vos que, ultrapassado o pesadelo do IP4 (a simples ideia de que o túnel do Marão se mantenha fechado e a finalização da A4 seja uma quimera faz-me pensar em encomendar vários homicídios) e chegados a Mirandela, esse sonho se torna realidade.

O Flor de Sal contraria todas as probabilidades do calimerismo português. Ao invés de se lamentar do “custo da interioridade”, o seu proprietário arriscou, no dito interior, isolado, desertificado e nas palavras de políticos locais, quase apocalíptico, abrir em 2004 um dos mais bonitos restaurantes do país. Ao invés de recorrer aos pratos típicos transmontanos, arriscou uma perfeita e inigualável simbiose entre tradição e modernidade prestigiando ao mesmo tempo produtos locais com central destaque para o azeite e seus imensos e criativos derivados.

A decoração sofisticada, utilizando materiais típicos de Trás-os-Montes, é o perfeito cartão de visita do arrojo que caracteriza esta casa. Um fantástico bar onde se pode fumar e uma esplanada debruçada sobre o rio com uma contemplativa vista de Mirandela são antecâmara obrigatória.

A abissal garrafeira, capaz de conservar imensos vinhos a diferentes temperaturas, merece uma especial atenção: aproximadamente 300 referências, das quais mais de 30 podem ser servidas a copo.

A recepção é bastante calorosa e de uma eficiência irrepreensível. O cardápio, para além de menus de degustação muito aconselháveis, apresenta uma alargada oferta de entradas quentes e frias, arrozes e carnes. Para entrada atiro-me a um genial Tantinho de foie gras com figos adoçados e noz, geleia de favaios e crocante de magret curado. Dos pratos principais não resisto aos Basculhos de vitela mamona e seu molho amanhado sobre grumos de cogumelos e vinho espumante seco. O prazer que o prato me deu foi ainda maior do que o respectivo nome. Embora me tentem várias sobremesas que incluem azeite como ingrediente, opto por um Estaladiço de barriga de freira com gelado de canela. Ode às freiras e aos seus bandulhos.

Dizia Florbela Espanca que não devemos acreditar muito nos sonhos porque de todos se desperta. O Flor de Sal é a excepção que confirma a regra.

Flor de Sal * Parque Dr. José Gama – Mirandela * Contacto: 278.203063 * 12h30 – 15h30 19h30 – 23h (encerra Domingo ao Jantar e 2.º feira) * Preço médio: 35 € * Nota: 85%