15 março 2012

Mais um sobrinho

Toda os habitantes do Porto sabem que a Foz e arredores é lugar de tias. Mas nem todas são afectadas no falar e se tratam por você. Pelo menos a Tia Aninhas não é dessas.

Esta casa, aberta desde 1971, é uma referência para quem quer comer bem, rápido e barato. Basta chegar e, como manda a tradição, perguntar: o que é o tacho hoje?
Com duas salas rusticamente decoradas, toda a loiça é de barro (da marca “Tia Aninhas”). O serviço é impecavelmente correcto e, acima de tudo, rapidíssimo. Mas, tem de ser; aqui servem-se, em média, 120 almoços por dia!

A essa hora não há luta de classes e médicos, arquitectos e engenheiros, independentemente da indumentária, convivem à mesma mesa com operários, bancários, vendedores e, pasme-se, tios e tias da foz. Sinais dos tempos? Não sei, mas gostei.

Confesso que ia ao cheiro das pataniscas de bacalhau, um dos pratos mais afamados da casa. Ma a sua ausência não me atrapalha nada, até porque a restante oferta é igualmente estimulante. Depois de uma apetitosa sopa de nabiças, provo dois dos pratos do dia: marmotinhas de rabo na boca com arroz de feijão e massa à lavrador. Que dizer? O melhor e mais moderado elogio que posso fazer é que me senti de regresso a casa da minha avó e a uma cozinha hiper-saborosa. A mousse de chocolate caseira que fechou o repasto é prova dos nove disso mesmo.

Tia Aninhas: ganhou mais um sobrinho que lhe promete frequentes visitas e carinho eterno.

***

Tia Aninhas * Rua Senhor da Boa Morte, 15 - Porto * Contacto: 226 162 850* 12h às 15h | 19h às 22h (encerra Domingo ao jantar) * Preço médio: 10 € * Nota: 75%