08 março 2012

Simples, rápido e bom

Quando a implacável inovação (maioria das vezes pura falcatrua) parece ser incontornável, é reconfortante saber onde ainda se pode comer algo simples mas genuinamente bom. Mais conhecido como Zé da Serra, a Regional de Camões é um desses locais.

Numa sala recentemente remodelada sempre cheia de convivas animados e barulhentos (frequentemente malta da bola), somos recebidos com gentileza por um serviço ultra rápido.

Embora à entrada se encontrem expostos exemplares de excelentes vinhos, a lista é curtíssima. Resignado, aceito o da casa fresquinho. Entradas? No menu, nada disso. Mais tarde sou informado que “só a pedido” e avisam-me que “não pago por falar”. Mas, honestamente, para que haveria eu de querer entradas e pechisbeques do género? O que eu queria era aquilo que toda a gente estava a comer babando lascivamente de prazer: filetes de pescada com arroz de feijão (€ 26 – dose para duas, quase três pessoas). São suculentos, revelando a frescura do peixe e um tempero de excelência com o polme e fritura no ponto. O arroz de feijão sabe a feijão e não a tomate como acontece frequentemente. Porque já não havia rabanadas, um ex-líbris da casa, termino com uma razoável mousse de chocolate.

Fazer o que é, ou parece, simples é quase sempre o mais difícil. Fazê-lo
ad eternum, em quantidade e rápido é uma raridade digna de merecidíssimo respeito. E muitos regressos.

***

A regional de Camões – Zé da Serra * Rua Luis de Camões, 580 – Vila Nova de Gaia * Contacto: 223 796 785 * 12h30- 14h30 | 19h30 - 22h (encerra Domingo ao jantar) * Preço médio: 18 € * Nota: 70%