23 junho 2011

Faça você mesmo

Não sei se vos acontece o mesmo mas há dias em que me apetece cozinhar fora. Não me refiro a barbecues ou sardinhadas no quintal da vizinha. Falo de um bom “cozinhe você mesmo”, vulgo fondue, daqueles prolongados, com tempo para conversar, pausas para fumar e cheiro a carne esquecida no fundo da panela.

O Cheddar é um restaurante pequeno mas que permite a necessária privacidade. Além disso é ainda Cheddart. À semelhança de outras casas no Grande Porto, assumiu recentemente a função de galeria de arte exibindo fotografias de autor. Comer numa galeria de arte é um conceito interessante e que pode salvar um jantar. Ou vice-versa.

O couvert é fraquinho (tostas vulgaríssimas e um creme de queijo enjoativo), bem como a garrafeira. Nas entradas, uma espécie de iniciação aos fondues. Opto, e bem, pelo de enchidos. Em relação aos fondues propriamente ditos, vários componentes possíveis: carnes (aves e caça), peixe, marisco e, Deus me livre, vegetariano. Todos acompanhados de molhos variados, batata frita e ou arroz. Para os preguiçosos a alternativa seria um bife (molho à escolha). De sobremesa, agarrem-se bem, um fondue, claro, desta feita de chocolate.

Quando saio reparo que sou seguido de muito perto por uma matilha de cães exibindo um apetite voraz. Um fondue com serviço de lavandaria incluído seria seguramente negócio de ainda maior sucesso.

Cheddar tea & fondue * Rua Heróis de França, 611 – Matosinhos * Contacto: 22.4003044 * 12h30-14h30 20h-24h (encerra domingo e 2.ª feira ao almoço) * Preço médio: 20 € * Nota: 65%