02 junho 2011

Jantar em casa

Há restaurantes que frequentamos pela comida, outros onde vamos pela localização ou pelo ambiente e decoração. E há restaurantes onde vamos para nos sentirmos em casa. Pelo menos numa casa decente. O António é isto.

Tendo habitado vários anos uma vivenda simpática mas acanhada, mudou-se recentemente melhorando a sua reconhecida capacidade de acolhimento temperada por um serviço equilibrado entre o profissionalismo e a informalidade.

O António não é só o nome do restaurante. É também o nome do seu proprietário que importa conhecer e chamar para receber importantes orientações discretas e honestas, sobretudo sobre o que escolher de uma garrafeira bastante generosa.

Entradas não se dispensam. Destaque para as pataniscas de bacalhau (secas e estaladiças) e, para quem não tenha medo do PEC 5, umas amêijoas à Bolhão Pato.

Depois, entre muitas iguarias, elejo o cabrito assado no forno, com arroz do mesmo, acompanhado de batatas assadas e de um excelente esparregado. Juro pelas alminhas que é mesmo o melhor que comi em toda a minha vida. Alternativa? Chamem o António.

Para sobremesa, se gostarem de chocolate e tiverem sorte (não há todos os dias), recomendo o bolo escangalhado.

E depois? Depois podemos ficar ali, exactamente como se estivéssemos em casa. Com a enorme vantagem de que alguém virá mudar os cinzeiros.

O António * Rua Óscar da Silva, 2681 – Leça da Palmeira – Matosinhos * Contacto: 22.9960741 * Encerra ao Domingo e 2.ª feira ao almoço * Preço médio: € 25 * Nota: 80%