16 junho 2011

Regresso ao futuro

Temos ouvido com frequência afirmar que o regresso à terra é inevitável. Não posso estar mais de acordo. Há muito tempo que eu digo que vivíamos na Lua. Decidi assim seguir os conselhos de um certo líder partidário e voltar à lavoura.

Na Casa Agrícola a recepção e atendimento não são exactamente um primor. Digamos que se enquadram no estilo “querem ver que vou ter que atender este pelintra?”. Compensam a decoração composta por objectos que nos criam uma ilusão de estarmos num museu ou de regresso à casa encantada dos bisavôs (que não conheci mas que gosto de imaginar que viviam assim).

O encanto continua quando descubro que existe uma magnífica sala de fumadores. Sendo o couvert miserável e totalmente dispensável (pão sensaborão, manteiga plastificada e azeitonas raquíticas), avanço para o menu e começo a perceber que vai valer a pena. A garrafeira é generosa. Das entradas, bastante convidativas, selecciono três de que não me arrependo: morcela com maçã e cebola, tarte de queijo chévre com doce de tomate e cogumelos recheados com camembert. Quanto aos pratos não resisti ao magret de pato com redução agridoce acompanhado de batata palha (entrou para o meu top ten) e a um bacalhau confitado com migas de coentros que me deixou de queixo caídos. Para terminar, um pavé de chocolate ou, em alternativa, um folhado com frutos silvestres.

Na Casa Agrícola o futuro faz-se no passado. E este é o melhor presente que podemos ambicionar.

Casa Agrícola * Rua do Bom Sucesso, 241 – Porto * Contacto: 22.6053350 * Das 12h às 15h e das 20h às 23h (encerrado aos Domingos e Feriados) * Preço médio: 25 € * Nota: 70%