09 junho 2011

Subir ao Eliseu

Onde comer a melhor posta mirandesa é tema controverso e fracturante. Ao longo dos últimos seis anos procedi a aturadas investigações (um doutoramento, portanto) e comprovei cientificamente: é a lareira de Eliseu Amaro quem melhor manda postas.

A Lareira é um espaço conservador e conservado (sentem-se os seus 28 anos). Uma esplanada, seguida de um café precede uma ampla sala de jantar. Quando entramos, à esquerda, deparamo-nos com a dita. Enorme. Ao comando, o chefe Eliseu de jaleca branca e barrete alto controla a grelha de brasas vivas.

Outra razão para visitar A Lareira é coleccionar fungos, de preferência no estômago. De entrada, pedindo com jeitinho, Eliseu serve-nos cogumelos silvestres salteados em azeite e ervas aromáticas. Alucinações só com o tamanho das doses.

A posta chega-nos grelhada na perfeição e o segredo é público: a grelha é colocada com uma inclinação quase científica, de modo a que o calor asse apenas a camada exterior da posta que é servida com um molho avinagrado (segredo, bem guardado) à parte. O molho demonstra-se ainda mais precioso quando derramado sobre as batatas assadas no forno, tipo rösti. Quando se espeta a faca, o interior da posta está intacto. Bem passado, aqui, só o tempo que dedicamos à posta.

Para sobremesa, mais uma dose de cogumelos silvestres não estaria mal. Em alternativa uma agradável charlotte de ananás ou uma pêra cozida em vinho tinto.

Em tempos de grandes indignações a minha é que esta lareira ainda não seja património nacional. Acamparei.

A Lareira * Av.ª N.ª Senhora do Caminho, 58 – Mogadouro * Contacto: 279342363 * Das 12h às 15h e das 19h às 22h (Encerra à 2.ª feira) * Preço médio: 18 € * Nota 75%