26 janeiro 2012

Desce redondo

Já sabem. Nada tenho contra restaurantes sofisticados e chefes delirantes. Mas, ponham-me num restaurante sem pretensões a estrelas ou distinções e onde a prioridade é boa cozinha tradicional portuguesa e, essa sim, é a minha mesa.

Atraído por um rabo de boi (não admito pensamentos lascivos), desloquei-me a uma casa onde essa é uma especialidade conhecida. Logo à chegada descubro que fui descuidado. Devia ter telefonado a perguntar se o pitéu estava disponível. É que, de acordo com a proprietária, a matéria-prima é rara e ela só a consegue adquirir de 15 em 15 dias. De monco caído, perguntei: “e agora, o que faço?”. Resposta pronta: “coma o cabrito assado no forno que não se arrepende”. E não é que era verdade?

A sala do Redondo tem uma decoração rústica com cozinha à vista. A população é maioritariamente constituída por juventude faminta e idosos que parecem sentir-se em casa. A lista de vinhos é moderada. Para aperitivo servem-me uns competentes croquetes de alheira. Depois de fumar vários cigarros, recebo o tal cabrito assado no forno (€ 14). Para além de o bicho ter acabado de assar (esperava carne ressequida do almoço), apresentou-se tenro, muito bem temperado e acompanhado por um arroz de forno a quem só faltavam os miúdos (o que lhes fizeram?). Termino com uma tarte de limão caseira (€ 2,90) que, não sendo um espanto, deu para o gasto.

Conclusão: o rabo de boi não sei como é mas o cabrito desce redondo.

***

Redondo da Ramada Alta * Rua Serpa Pinto, 1 - Porto * Contacto: 228 315 942 * 12h – 15h | 19h – 23h (encerra Domingo) * Preço médio: 20 € * Nota: 73%