03 novembro 2011

Coma com pão

Não, não vos vou falar de produtos ou marcas da minha infância. O Nuno Markl que me perdoe mas, embora entendendo a nostalgia desse passado miserável, e que todos temos que fazer pela vida, eu sei que o chocolate Coma com Pão e o gelado Epá eram autênticas variantes de detergentes e que as pastilhas Pirata foram as principais responsáveis pela existência de várias úlceras no meu estômago.

Quero é falar-vos de uma das melhores açordas de marisco que já comi.

Escondido numa rua estreita A Margarida é um espaço bastante acolhedor com uma decoração rústica (muita pedra à vista, azulejos e madeiras). A recepção é muito hospitaleira – estamos numa casa de família.

Convém não enjeitar as entradinhas: petingas, morcela assada ou umas lascas de um bom presunto serrano. Para beber, a oferta até é boa, mas pouco importa porque fundamental é provar o verde branco particular servido com uma perícia circense. E, chegados ao prato principal, não há como escapar ao ex-libris: uma açorda de marisco servida, literalmente, dentro de um gigantesco pão de mistura. Para além de a açorda ser perfeita, podermos comer igualmente o prato em que é servida é uma experiência sem igual. Obrigatório é um digestivo para desfazer esta deliciosa violência.

Único senão: a brigada de trânsito da PSP nas imediações à nossa espera com um balão que, infelizmente, não é de uísque…

A Margarida * Rua do Castelo, 59 – Leça da Palmeira (Matosinhos) * Contacto: 229 961 402 * Seg. a Sáb. 12h – 15h30 19h30 – 24h (encerra aos Domingo) * Preço médio: 20 € * Nota: 77%